domingo, 13 de janeiro de 2013

Nº 1529-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - LEVÍTICO “26” - 13 de Janeiro de 2013

2013

Apesar de no passado Domingo dia 6 ter sido o dia de REIS (ou Epifania) e o ciclo das festas de Natal

praticamente ter cessado, o certo é que pelo menos até ao

próximo Domingo (em que se comemora o BAPTISMO DO SENHOR em toda a Igreja)

o ambiente mantém-se dentro do referido ciclo, pelo que continuarei a desejar as melhores

BOAS FESTAS e um BOM ANO

a todos os meus leitores, pelo menos até esse dia, aqui neste Blogue.

feliz-natal_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, (Estes já estão…) – Faltam apenas 1120 páginas… sejamos optimistas.

LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.

Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Nº 1529 - 2ª Página

13 de Janeiro de 2013

 

ANTIGO TESTAMENTO

 

L E V Í T I C O

Arca-da-Aliana_thumb_thumb_thumb_thu[2]

26 – BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES

26 – BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES – «Não façais para vós ídolos, nem levanteis entre vós imagens ou monumentos, nem coloqueis na vossa terra nenhuma pedra simbólica para vos prostrardes diante dela, porque Eu sou o Senhor, vosso Deus. Guardai os meus sábados e venerai o Meu santuário. Eu sou o Senhor. Se cumprirdes as Minhas leis, se guardardes os Meus preceitos e os puserdes em prática, dar-vos-ei as chuvas na sua estação. A terra dará o seu produto e a árvore do campo dará o seu fruto. A debulha do trigo prolongar-se-á até à vindima e a vindima até às sementeiras: comereis pão com abundância e vivereis em segurança no vosso país. Farei reinar a paz neste país e ninguém perturbará o vosso sono; farei desaparecer do país os animais nocivos, e a espada não passará pela vossa terra. Perseguireis os vossos inimigos, eles cairão sob a vossa espada . Cinco dos vossos perseguirão um cento, e cem dos vossos perseguirão dez mil; e os vossos inimigos, cairão diante da vossa espada. Olharei por vós, far-vos-ei crescer e multiplicar; e manterei a Minha aliança convosco. Comereis a colheita antiga durante muito tempo e retirareis a antiga para a substituir pela nova. Estabelecerei a Minha morada no meio de vós e o Meu espírito não vos abandonará. Comprazer-Me-ei no meio de vós, serei o vosso Deus, e vós sereis o Meu povo. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos fez sair da terra do Egipto para que não continuásseis a ser escravos; quebrei as cadeias do vosso jugo e fiz que andásseis de cabeça erguida . Mas, se vós não Me escutardes e deixardes de cumprir todos estes mandamentos, se desprezardes as Minhas leis, se o vosso espírito rejeitar as Minhas determinações, chegando ao ponto de não cumprirdes mais os Meus preceitos e de violar a Minha aliança, então eis aqui o que vos farei: enviarei contra vós terríveis flagelos , a consumpção e a febre, que enfraquecem os olhos e fazem desfalecer a alma; semeareis em vão a vossa semente e os vossos inimigos alimentar-se-ão dos seus frutos. Voltarei o Meu rosto contra vós e sereis derrubados diante dos vossos inimigos; os que vos odeiam dominar-vos-ão e fugireis sem que ninguém vos persiga. E, se nem assim Me obedecerdes, castigar-vos-ei sete vezes mais pelos vossos pecados. Quebrantarei a vossa arrogância, fazendo que o vosso céu seja de ferro e a vossa terra de bronze; extenuar-vos-eis em vão, a vossa terra não dará os seus produtos e as suas árvores não darão os seus frutos. Se procederdes hostilmente para Comigo e se persistirdes em desobedecer-Me, castigar-vos-ei sete vezes mais , com novos flagelos, conforme os vossos pecados. Soltarei os animais ferozes sobre vós e eles privar-vos-ão dos vossos filhos e exterminarão o vosso gado, dizimar-vos-ão e os vossos caminhos ficarão desertos. Se esses castigos não vos aproximarem de Mim e se continuardes a hostilizar-Me, também Eu procederei hostilmente para convosco e punir-vos-ei sete vezes mais pelos vossos pecados. Levantarei contra vós a espada vingadora dos direitos da aliança, e refugiar-vos-eis nas vossas cidades. Depois, lançarei a peste no meio de vós e ficareis à mercê do inimigo. E além disso, cortar-vos-ei os víveres, de modo que dez mulheres cozerão o vosso pão num mesmo forno e ser-vos-á distribuído por peso; comê-lo-eis e não ficareis saciados. Se, apesar disso, em lugar de Me obedecerdes, vos portardes hostilmente para Comigo, exasperar-Me-ei convosco e castigar-vos-ei sete vezes pelos vossos pecados. Devorarei a carne dos vossos filhos e a carne das vossas filhas. Destruirei os vossos lugares altos, derrubarei os vossos monumentos solares e amontoarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos impuros ídolos e o Meu espírito repelir-vos-á. Transformarei as vossas cidades em ruínas, os lugares santos em desertos e não respirarei mais os vossos piedosos perfumes. Depois, Eu mesmo assolarei esta terra, de tal modo, que os vossos inimigos, ao ocuparem-na, ficarão estupefactos. Dispersar-vos-ei entre as nações. E, perseguindo-vos à espada, o vosso país ficará deserto e as vossas cidades ficarão em ruínas. Então a terra descansará enquanto estiver deserta e durante o tempo em que viverdes no país dos vossos inimigos. E a terra descansará e vos fará pagar os seus descansos. Descansará durante todo o tempo em que estiver devastada, porque não teve descanso nos vossos anos sabáticos, quando a habitáveis. Infundirei o pânico no coração daqueles que de vós sobreviverem no país dos seus inimigos. Fugirão como se foge diante da espada, perseguidos pelo barulho de uma folha que cai, cairão sem ninguém os perseguir, e tropeçarão uns nos outros como quem foge da espada, sem que ninguém os persiga. Não podereis resistir aos vossos inimigos; perder-vos-eis entre as nações e o país dos vossos inimigos devorar-vos-á. Os que sobreviverem , dentre vós, consumir-se-ão por causa da sua iniquidade, no país dos seus inimigos e também se consumirão por causa da iniquidade de seus pais. Depois, confessarão a sua iniquidade e as dos seus pais, as transgressões que cometerem sobre Mim e a sua hostilidade para Comigo. Por isso, Eu também os tratarei hostilmente, deportando-os para o país dos seus inimigos, a não ser que o seu coração, embotado, se humilhe, e então expiarão a sua iniquidade. Recordar-Me-ei, então, da Minha aliança com Jacob; recordar-Me-ei da Minha aliança com Isaac, da Minha aliança com Abraão e também Me recordarei deste país. A terra abandonada por eles e deixada deserta, recuperará o seu descanso, e eles próprios repararão a sua iniquidade, porque desprezaram os meus preceitos e porque o seu espírito rejeitou as Minhas leis. Mesmo assim, quando estiverem destinados ao país dos seus inimigos, não os abandonarei nem rejeitarei ao ponto de os aniquilar e de invalidar a Minha aliança com  eles, porque Eu sou o Senhor, seu Deus. Recordar-Me-ei a seu favor, da aliança com os seus antepassados, que fiz sair da terra do Egipto, à vista das nações, para ser o seu Deus. Eu, o Senhor». Tais são as prescrições, os estatutos e as leis que o Senhor estabeleceu entre Ele e os filhos de Israel, por intermédio de Moisés, no Monte Sinai.

 

 

Arca-da-Aliana_thumb_thumb_thumb_thu[2]

A Arca da Aliança

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

13 de JANEIRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

000000000000000000000000000000

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...