sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Nº 1540-(3) - A VIDA DOS PAPAS DA IGREJA CATÓLICA - 25 de Janeiro de 2013

 
Nº 1540 - (3)
Desejo a continuação de
BOAS FESTAS e BOM ANO DE 2013
===============
Caros Amigos:
Desde o passado dia 11-12-12 que venho a transcrever as Vidas do Papas (e Antipapas)
segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.
*********************************
SÃO PASCOAL I
 
 
São Pascoal I
São Pascoal I
(817-824)
 
Foi colocado por Leão III à frente do Mosteiro de Santo Estevão.
Dedicado, desde muito novo, ao serviço de Deus, tornou-se culto e versado nas Sagradas Escrituras.
Foi eleito por unanimidade no dia da morte de Estevão IV, sendo sagrado no dia seguinte, 25 de Novembro de 817.
Não conhecendo o novo imperador Luís Pio, enviou-lhe legados e uma carta cheia de deferência, a solicitar a confirmação do pacto estabelecido com seu pai, Carlos Magno. Da resposta nasceria o chamado «privilégio do imperador Luís», que, além de Roma e seu ducado, incluía outras cidades e regiões (Perúsia, Ravena, Córsega, Sardenha e Sicília) como tributárias do papado, embora continuassem sob a soberania do imperador, que apenas interviria administrativa ou judicialmente a pedido da Santa Sé.
Em 817 o Imperador divide o império pelos seus três filhos, sucedendo-lhe Lotário, como mais velho, no trono imperial.
Lotário veio mais tarde a Itália, sendo recebido pelo papa como imperador da Cristandade, na Páscoa de 823. Meses depois deu-se uma sublevação em Roma, por parte da nobreza, contra Pascoal I e, mesmo sem intervenção do papa, os seus adeptos dominaram a revolta e deram morte a dois dos responsáveis. Ao ter conhecimento, Lotário enviou representantes a Roma para procederem a um julgamento do papa, mas os bispos opuseram-se dizendo que o pontífice não podia ser julgado por ninguém. Pascoal I, porém, resolveu apresentar-se para jurar a sua inocência sobre os Santos Evangelhos. No entanto, ao morrer, os seus inimigos impediram que fosse sepultado em São Pedro, tendo de ser inumado na Igreja de Santa Praxedes.
A este papa se deve o ter sido encontrado o corpo da virgem e mártir Santa Cecília, mandando proceder a escavações no Cemitério de Calisto, facto que o Liber Pontificalis atribuiu a uma visão. procedeu à restauração da igreja erguida em memória desta santa. Deixaria ainda a sua memória ligada à construção e restauração de vários outros templos, como o de Santa Praxedes, no monte Esquilino e o de Santa Maria, no monte Célio.
Também fez tudo para ajudar espiritual e materialmente os cristãos da Península Ibérica, da Palestina e de outros lugares, que sofriam ataques dos muçulmanos.
 
 
*****************************
EUGÉNIO II
 
Eugénio II
 
Eugénio II
(824-827)
 
Não foi pacifica a sua eleição em 11 de Maio de 824, pois tinham-se formado dois partidos: os que queriam a total independência pontifícia e os adeptos do poder imperial. Foi grande a luta pelo papado. Uns queriam Sisínio e outros o presbítero Eugénio, acabando este por ser eleito com o apoio dos nobres e concordância de Luís, o Piedoso, em 5 de Agosto de 824. Assim, logo que foi eleito, Eugénio II enviou uma legação a França solicitando um encontro com Luís, o Piedoso, para lhe pedir proteção.
O imperador enviou a Roma o seu próprio filho, Lotário, que promulgou a célebre Constitutio Lothari, que, para além das relações entre Roma e a corte imperial, regulava a administração da justiça e a própria eleição papal, determinando que, no futuro, a sagração do papa eleito só poderia ter lugar após o juramento de fidelidade ao imperador, no respeitante aos assuntos temporais; os bens subtraídos à Igreja seriam restituídos e, abolindo a reforma de 769, que limitava a eleição papal ao clero, todos os cidadãos romanos teriam voz ativa na escolha de um novo pontífice. O bom senso destas disposições agradou aos Romanos.
Algum tempo depois, o imperador Miguel II envia uma legação a Luís, o Piedoso, e ao papa, propondo uma reunião para esclarecimentos sobre o culto das imagens. Pensa-se que Miguel II o que pretendia era levar o Ocidente a aderir à iconoclastia.
Luís, o Piedoso, acreditou na boa-fé de Miguel II propondo ao papa uma recolha elaborada pelos bispos franceses, dos escritos dos Santos Padres, para mais exata apreciação da controvérsia. Eugénio II anuiu, reunindo em Paris com um grupo de bispos e teólogos franceses, que seguindo a má interpretação do II Concílio de Niceia, redigiram uma série de declarações favoráveis à iconoclastia. Eugénio II não parece ter ficado convencido e, mostrando-se um papa esclarecido, não se deixou influenciar pelas manobras imperiais, pois, no ano seguinte, reuniu um concílio em Roma, em cujos cânones sobre direito eclesiástico nada se modifica quanto ao anteriormente estabelecido. Apenas alterou algumas normas relativas à instrução do clero e ao modo de vida dos leigos, estabelecendo que em todos os paços episcopais e paróquias se abrissem escolas para o ensino das letras, artes liberais e da Sagrada Escritura.
Antes de morrer, deixou uma carta dirigida «a todos os filhos da Igreja», a recomendar a missão de Ascânio e seus companheiros nos países escandinavos.
Está sepultado no Vaticano.
 
 
*****************************
VALENTIM
 
Valentino
 
Valentim
(827)
 
Foi confiado desde tenra idade, a grandes mestres, fazendo notáveis progressos nas letras e conhecimento das Sagradas Escrituras, impondo-se à admiração de todos pela sua juventude recatada e simples.
Foi nomeado cardeal-diácono por São Pascoal I, conservando a mesma simplicidade.
Quando foi eleito sumo pontífice, em 1 de Setembro de 827, o povo correu para Santa Maria Maior, onde estava em oração. Valentim protestou invocando a sua dignidade e inexperiência, mas o povo levou-o em triunfo até São João de Latrão, onde foi aclamado como representante de Cristo.
O seu pontificado foi breve, apenas 16 dias, pois Valentim era de saúde débil e o seu coração não resistiu a essa emoção, sendo sepultado nas Grutas do Vaticano.
 
 
******************************
Continua:…
Post colocado em 25-1-2013 – 11H00
ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...