2013
Nº 1546
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO,– (Estes já estão…) – Faltam apenas 1080 páginas… sejamos optimistas.
NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
– SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1546 - 2ª Página
30 de Janeiro de 2013
ANTIGO TESTAMENTO
N Ú M E R O S
Mapa com a distribuição das 12 tribos de Israel
11 – MURMURAÇÕES DOS ISRAELITAS – O povo começou a queixar-se amargamente e isso desagradou ao Senhor. O Senhor ouviu-o , a Sua cólera inflamou-se, e o fogo do Senhor desencadeou-se entre eles, e devorou uma extremidade do acampamento. O povo rogou a Moisés e Moisés orou ao Senhor, extinguindo-se o fogo. denominaram esse lugar Taberá porque o fogo do Senhor tinha-se ali desencadeado entre eles. Ora, o bando de estrangeiros que estava entre eles foi atacado por desejos desordenados; e, por sua vez, os filhos de Israel voltaram a chorar e disseram; «Quem nos dará carne para comer? Lembra-mo-nos do peixe que comíamos no Egipto, sem nos custar nada, dos pepinos, dos melões, dos alhos porros, das cebolas e dos alhos. Agora temos a garganta seca. Falta-nos tudo! Nada mais vemos que maná!» O maná era semelhante ao grão de coentro e tinha o aspecto de bdélio. O povo dispersava-se para o recolher e depois moía-o em moinhos ou pisava-o em almofarizes; cozia-o numa panela e fazia bolos com ele. Tinha o sabor de tortas feitas com azeite. Quando o orvalho caía de noite sobre o acampamento, o maná também caía. Moisés ouviu chorar o povo agrupado por famílias, cada um à entrada da sua tenda. A cólera do Senhor inflamou-se violentamente; Moisés ficou entristecido e disse ao Senhor: «Porque atormentas o Teu servo? Porque não achei graça aos Teus olhos e me impuseste o fardo de todo este povo? Fui eu que concebi todo este povo, fui eu que o dei à luz para que me digas: Leva-o ao colo como a ama leva a criança de peito, até ao país que Eu prometi aos teus pais com juramento? Onde encontrarei eu carne para todos este povo que me assedia com as suas lágrimas, dizendo: «Dá-nos carne para comer? Eu só, não posso levar este povo. É um fardo demasiado para mim. Se pretendes tratar-me assim, rogo-Te que antes me dês a morte; se achei graça aos Teus olhos, que eu não veja mais esta miséria».
Os setenta anciãos - O Senhor respondeu a Moisés: «Reúne junto de setenta homens entre os anciãos de Israel, que conheças serem anciãos do povo e tenham sobre ele autoridade; conduzi-los-ás diante da tenda da reunião e ali os farás esperar contigo. Então falarei ali contigo e retirarei parte do espírito que está sobre ti a fim de o pôr sobre eles; assim, suportarão contigo o fardo do povo, e não o suportarás sozinho. E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã e tereis carne para comer, pois soluçastes junto do Senhor, dizendo: «Quem nos dará carne para comer? Éramos mais felizes no Egipto!» O Senhor dar-vos-á carne a comer. E não a comereis durante um dia ou dois, nem durante cinco dias, dez dias ou vinte dias, mas durante um mês inteiro, a tal ponto que ela vos saía pelas narinas e vos cause náusea. Ultrajastes o Senhor que está no meio de vós e chorastes diante d’Ele, dizendo: «Porque saímos nós do Egipto?» Moisés retorquiu: «O povo, do qual faço parte, compõe-se de seiscentos mil viajantes e Tu queres que lhe dê carne a comer durante um mês inteiro? Iremos matar ovelhas e bois em número suficiente? Iremos empilhar todos os peixes do mar para se saciarem?» O Senhor disse a Moisés: «Será o braço do Senhor demasiado curto? Verás dentro em pouco se a Minha palavra se cumpre ou não diante de ti». Moisés retirou-se e transmitiu ao povo as palavras do Senhor; depois, reuniu, setenta homens entre os anciãos do povo e colocou-os à volta da tenda. O Senhor desceu numa nuvem e falou-lhe, retirando uma parte do espírito, que nele residia, pondo-o sobre os setenta anciãos. E logo que o espírito pousou sobre eles, profetizaram, mas depois não voltaram a fazê-lo. Dois destes homens tinham ficado no acampamento, um chamado Eldad e outro Medad; o espírito repousou também sobre eles, porque figuravam na lista mas não tinham ido à tenda; e profetizaram no acampamento. Um rapaz correu a prevenir Moisés, dizendo: «Eldad e Medad profetizaram no acampamento». Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a juventude, tomou a palavra e disse: «Moisés meu senhor, não consintas!» Moisés respondeu-lhe: «Tens muito zelo por mim? Oxalá que todo o povo do Senhor se compusesse de profetas e que o Senhor fizesse repousar o Seu espírito sobre eles!» E Moisés voltou a entrar no acampamento, assim como os anciãos de Israel.
As codornizes - Entretanto, levantou.-se um vento mandado pelo Senhor e trouxe codornizes do lado do mar, abatendo-se sobre o acampamento, na extensão de um dia de caminho, dum lado e doutro, ao redor do acampamento, e à altura de cerca de dois côvados sobre o solo. Durante todo esse dia, à noite e, durante todo o dia seguinte, o povo apanhou as codornizes; aquele que menos apanhou , ainda assim teve dez gomores. E ocuparam-se a expô-las em volta do acampamento. A carne estava ainda entre os dentes, ainda não tinha sido engolida, quando a cólera do Senhor se inflamou contra o povo, e o Senhor o feriu com uma terrível mortandade. Deram, a a esse lugar o nome de Quibrot-Hatavá, porque foi ali que se sepultou este povo por um desejo desordenado. De Quibrot-Hatavá o povo partiu para Hacerot, e aí se deteve.
Mapa da distribuição das tribos de jacob – ISRAEL
Textos do Livro “NÚMEROS” do ANTIGO TESTAMENTO
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.