quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Nº 1546-3 - A VIDA DOS PAPAS DA IGREJA CATÓLICA - (43) - 30 de Janeiro de 2013



Nº 1546 - (3)

Desejo a continuação de

BOM ANO DE 2013
===============
Caros Amigos:
Desde o passado dia 11-12-12 que venho a transcrever as Vidas do Papas (e Antipapas)
segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.

*********************************

BONIFÁCIO VI
 
Bonifácio VI

Bonifácio VI

(896)

Uma das facções politicas apodera-se dos poderes civil e pontifício, levando ao trono uma série de papas que de papas pouco tiveram.
Fruto dessa época é a eleição de Bonifácio VI, em 11 de Abril de 896, apesar da dupla excomunhão contra ele, proferida pelo papa João VIII, quando era subdiácono e sacerdote, graças ao apoio dos inimigos do papa Formoso e do duque de Espoleto e porque Roma se encontrava nas mãos dos grandes senhores feudais.
Os adversários políticos do partido germânico, em baixo depois da retirada de Arnolfo, manobraram os ânimos e, precisamente por isso, deu-se a eleição de Bonifácio, que teve um pontificado efémero de duas semanas, tendo morrido de ataque de gota, ou, como se disse na época, envenenado.

*****************************
ESTÊVÃO VI


Estevão VI (VII)

Estêvão VI
(896-897)
 
Morto o papa Bonifácio, o partido nacional-espoletano consegue impor-se aos filo germânicos, elegendo em 22 de Maio de 896 outro romano, por imposição do duque de Espoleto, senhor de Roma naqueles tempos.
Ao principio, Estevão VI pareceu aprovar a coroação de Arnolfo pelo papa Formoso, reconhecendo-lhe o título de imperador, mas a rainha Ageltrudessempre ela – ameaça-o, levando-o a reconhecer o imperador Lamberto, seu filho, sediado em Pavia.
Manobrado por ele, Estevão VI mancha a história do papado com um ato sacrílego e de insólita barbárie. Em Fevereiro de 897, Lamberto junta-se à mãe em Roma e obrigam Estevão VI a instaurar um processo solene contra o falecido papa Formoso e em Junho de 897 realizaram o que se chamou o “Sínodo do Cadáver”.
Assim, tiraram Formoso do túmulo e sentaram-no numa cadeira em frente de um tribunal de prelados, presidido pelo papa.
Um diácono, junto do morto, respondia por ele às acusações, confessando tudo o que pretendiam.
Quando terminou esta farsa, o cadáver foi despojado das vestes pontifícias e os dedos da mão direita cortados, por serem indignos das bênçãos divinas e entregues à populaça que os lançou ao Tibre, mas o rio restituiu às margens o que levou os Romanos a concluir que Deus não estava satisfeito. Uma procissão expiatória conduziu Formoso a São Pedro.
O “tribunal” determinou também que todos os que tivessem recebido as sagradas ordens por Formoso teriam de ser ordenados outra vez.
Esse estado de coisas continuou durante 60 anos e por terem sido eleitos dois papas ao mesmo tempo o chefe do partido nobre, Teofilato, assassina ambos e faz eleger Sérgio III. Assim «começa o mais triste período da história do papado», escreveu Augustin Fliche.
Estevão VI não sobreviveu ao remorso, foi metido num cárcere e aí estrangulado, talvez por partidários de Formoso, mas Sérgio III (904-911), amigo de Estevão e inimigo de Formoso, ergueu-lhe um mausoléu em São Pedro.

*****************************

ROMANO


Romano

Romano
(897)
 
Pouco se sabe deste papa eleito em tempos trágicos, em, finais de Agosto de 897, talvez com o apoio do partido filo germânico. Ao que se supõe, seria irmão de Martinho II.
Foi papa apenas durante quatro meses, de Agosto a Novembro de 897 e, segundo alguns historiadores antigos, condenou a conduta de Estevão VI no caso do papa Formoso, tentando reabilitá-lo.
Colocou as ilhas de Maiorca e Minorca (nas Baleares) sob o domínio da Sé de Gerona.
Não se sabe se terá sido deposto ou se abdicou em face a uma situação que o ultrapassava.
 
*****************************

TEODORO II


Teodoro II

Teodoro II
(897)
 
Outro pontificado muito breve, pois durou apenas cerca de três semanas.
Sabe.se que teve ainda tempo para, em sínodo, rever a causa do papa Formoso, no que se chamou o «Sínodo do Cadáver», conseguindo que fosse reconhecida a validade das suas ordenações e reabilitando-o. Depois, deu ao cadáver sepultura definitiva em São Pedro, junto dos túmulos dos seus antecessores.
Morreu no mesmo mês da sua eleição, ao que consta, vítima de envenenamento.
 
******************************

Continua:…
Post colocado em 30-1-2013 – 10H15
ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...